top of page
  • Foto do escritorSergio Camargo

Sinais que sua empilhadeira precisa de manutenção

Às vezes você é obrigado a prolongar seus recursos. Um prazo importante pode estar chegando, a empresa pode estar sem dinheiro ou é apenas uma temporada movimentada. Há muito o que fazer e tão pouco tempo para fazê-lo... E claro, é quando sua empilhadeira começa a dar sinais que precisa de manutenção...


As circunstâncias podem fazer você considerar adiar o conserto e tentar aproveitar um pouco mais de sua empilhadeira antes de tirá-la de serviço. Mas isso pode ser perigoso. Alguns sinais nunca devem ser ignorados. Continue lendo para conhecer 9 sinais de que sua empilhadeira precisa de manutenção o mais rápido possível.


Muito raramente as empilhadeiras falham sem aviso prévio. Normalmente há sinais de que sua empilhadeira precisa de reparos. Você só precisa saber o que procurar. Aqui estão 9 sinais de que sua empilhadeira precisa de manutenção o mais rápido possível.


1. Vazamentos


Manutencao empilhadeira com vazamento

Vazamentos são muitas vezes um indicador inicial de um problema iminente. Se ignorados, eles podem levar a problemas catastróficos.



2. Ruídos ou Cheiros Estranhos


Uma empilhadeira que faz ruídos incomuns ou produz um escapamento com cheiro suspeito é um risco à segurança. Os ruídos indicam um problema oculto que está se tornando um problema maior. Um cheiro de ovo podre significa que há algo errado com sua bateria. O escapamento com cheiro estranho pode ser um risco para a saúde do motorista. Se você se sentir enjoado enquanto opera uma empilhadeira, estacione o veículo e interrompa o uso imediatamente.



3. Garfos Danificados



Garfos danificados são um risco para o seu produto e pessoal. Apesar de garfos serem fáceis de se encontrar e substituir, essa facilidade não deve representar um motivo de adiamento da substituição.



4. Correntes Desgastadas



Correntes desgastadas, enferrujadas ou dobradas afetam o funcionamento e a segurança da empilhadeira. Uma empilhadeira com uma corrente danificada deve ser removida do serviço e devolvida somente depois que a corrente for substituída por um mecânico de empilhadeira.



5. Torre irregular


Sua empilhadeira deve levantar e abaixar suavemente. Se sua torre estiver sacudindo ou dando trancos durante o uso, isso pode indicar vários problemas.



6. Luzes de alerta

Se o painel de informações da sua empilhadeira mostrar uma luz de alerta, seu equipamento está dizendo que precisa de um reparo. Tire sua empilhadeira de serviço e inspecione-a.



7. Fumaça ou Faíscas


Isso provavelmente é óbvio, mas se a sua empilhadeira estiver soltando fumaça ou faíscas, tire-a de serviço imediatamente. Estes são indicadores de um grande problema que precisa ser corrigido o mais rápido possível. Sob nenhuma circunstância a empilhadeira deve ser devolvida ao serviço antes da conclusão dos reparos.



8. Freios esponjosos


Um carro médio pesa cerca de 1.000 kg mas uma empilhadeira média pesa cerca de 4.000 kg. Uma empilhadeira descontrolada é muito mais perigosa do que um carro descontrolado. Freios esponjosos são um sinal precoce de que os freios da sua empilhadeira precisam de reparos. Não adie a solução desse problema.



9. Falha ao Iniciar


Este é óbvio, mas não incomum. Às vezes, uma empilhadeira funciona normalmente um dia e se recusa a dar partida no próximo. Isso não é necessariamente um indicador de um problema grave. Mas ainda precisa ser investigado, mesmo que você consiga ligar a empilhadeira mais tarde.



Falha no Planejamento é um Planejamento de Falha!


Sua empilhadeira é uma força vital de suas instalações. Quando cai, sua cadeia de suprimentos cai. A produção para. Os pedidos não são executados. E o seu negócio sangra dinheiro a cada minuto... Dependendo do tamanho do seu negócio, uma empilhadeira derrubada pode custar até R$ 15.000 por minuto.


Como qualquer outro equipamento, uma empilhadeira precisa de manutenção periódica para suportar os rigores do uso diário. Sem manutenção de rotina, não é uma questão de saber se sua empilhadeira vai falhar mas sim uma questão de quando. Portanto operar uma empilhadeira sem perspectiva de manutenção adequada é se sujeitar a despesas muito maiores ou até um acidente.

55 visualizações0 comentário
bottom of page