Uma dúvida comum entre operadores e equipes de manutenção é: quando é hora de trocar os pneus da sua empilhadeira? Chegou a hora de saber a resposta.
Antes de mais nada precisamos lembrar que as empilhadeiras podem estar equipadas com 2 tipos de pneus, o maciço e o pneumático. Veja quando é hora de trocar cada modelo.
Pneu maciço ou sólido
O pneu maciço é construído com até 100% de borracha e não precisa ser preenchido com ar. Ele é bastante versátil e pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos, embora não seja ideal para terrenos irregulares. Sua principal desvantagem é o baixo efeito amortecedor. Porém, hoje já temos novos pneus maciços com um poder de elasticidade e flexibilidade maior.
A principal vantagem do pneu maciço é a sua maior vida útil, quando utilizado corretamente, pois possui maior banda de rodagem. Outra vantagem é não precisarem de constante manutenção como calibrar e consertar furos como acontece com os pneumáticos.
O pneu maciço tem dois subtipos: o pneu preto e o branco. O preto é versátil e pode ser usado em qualquer tipo de piso.
Já o pneu branco ou não manchante, tem a vantagem de não marcar o piso de ambientes sensíveis, como indústrias farmacêuticas e alimentícias, que geralmente possuem piso epóxi ou resinado.
O pneu branco é mais refinado, mas ao mesmo tempo, tem menos abrasividade e menor resistência a rasgos, não podendo trafegar em áreas externas, para evitar um desgaste prematuro, além de se impregnar da sujeira da área externa, levando-a para área interna.
Quando é a hora de trocar o pneu maciço preto?
Observe a lateral do pneu, mais precisamente a região da linha circunferencial em alto relevo abaixo da banda de rodagem. Se o desgaste chegar na linha de segurança, softline ou TWI, é hora de trocar. Outro indicativo de que o pneu precisa ser trocado é a perda de aderência.
Quando é a hora de trocar o pneu maciço branco?
Quando a borracha da banda de rodagem sumir ou quando a borracha preta do interior do pneu aparecer. Ou ainda quando tivermos sinais de fadiga na carcaça, como trincas radiais ou folga entre a roda e o pneu, pois temos situações em que o piso não tem abrasividade suficiente para gastar o pneu, assim ele fadiga primeiro, esta é a hora da troca.
Aqui vale uma ressalva. No caso dos pneus com desenhos lisos, para tração, o operador ou equipe de manutenção deve estar atenta à linha na circunferência (abaixo da banda de rodagem) que indica a hora da troca.